terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Arrumando as Malas - Faltam 17 dias para o início da expedição

Fantando 17 dias para a expedição, preparamos uma lista de utilidades para viagem tanto para nos orientar, como para servir de base para os amigos que forem pegar a estrada.


Você pensa que pode contribuir incluindo mais opções? Opine.


O Texto é longo, mas vale a pena dar uma olhada...

CONSIDERAÇÕES
Pelas viagens que fizemos, vimos agrupando informações úteis para viagens de moto e montamos esta lista como sugestão do que pode ser útil em uma viagem, no entanto é óbvio que cada um sabe do que precisa, portanto assumam este conteúdo como um guia e monte seu kit de acordo com sua necessidade.

O bom-senso é fundamental na escolha do que levar em uma viagem de motocicleta, se fosse o contrário iríamos de carro (uma Van de preferência), portanto escolher itens de tamanho pequeno e realmente úteis.

ESCOLHA DAS ROUPAS
Roupas ocupam muito espaço, portanto mesmo levando pouca roupa, pode-se reduzir substancialmente seu volume optando por modelos feitos de tecidos sintéticos (para aqueles que podem usar este tipo de tecido) que não amassam e ainda podem ser reduzidos (dobrados, enrrolados, etc); nunca levo jeans porque ocupam muito espaço. Uma boa opção de tênis é o All Star que fica bem compacto amarrados um sobre o outro com o próprio cadarço.

MEDICAMENTOS
Em relação a medicamentos, em uma consulta na ANVISA fomos informados que em alguns casos eles retêm itens estrangeiros que não podem identificar. Pode ser que isso ocorra em alguma fronteira por aí.

HIDRATAÇÃO
Água é fundamental. Alivia muitos males como dores-de-cabeça, sangramento de narinas, ressecamento dos olhos, etc., além de manter o corpo hidratado em altas e baixas temperaturas. Como a disponibilidade de água nem sempre é boa pela estrada afora, uma sugestão é utilizar reservatórios preso às costas (como o Camelbak Unbottle como este http://www.camelbak.com/Sports-Recreation/Packs/2011-Unbottle-100.aspx que fica em um bolso interno da parca nas costas). Não é aconselhável levar mochilas de hidratação porque ao longo da viagem aquece demais as costas.

DOCUMENTOS E DINHEIRO
Quanto aos documentos, reúna todos em um saco estanque, inclusive aqueles “papéis” que as aduanas fornecem que você deve devolver nas saídas (mesmo apresentando passaporte). Este tipo de embalagem protege da água e ainda tem a comodidade de se concentrar todos os documentos em um único lugar (tem quem não goste porque diz que se perder o azar é maior). Outra informação útil é levar fotocópias de todos os documentos, se possível mais de uma cópia para usos diversos.

Para acomodar dinheiro, não é interessante manter em um único lugar. Guardar o “grosso” em um lugar seguro (pode ser aquelas pochetes internas) e deixar uns “miúdos” nos bolsos. Isto é especialmente interessante para não instigar a ganância no caso de uma eventual "contribuicion" àqueles que estão lá para “Servir y proteger”.

Finalizando, é importante que cada um com suas experiências, componham esta lista de dicas para que um utilize as idéias do outro lembrando que o que pode ser útil para mim, não necessariamente o é para a outra pessoa.

Seguem então listagens de possibilidades do que levar:

EQUIPAMENTO DE PILOTAGEM
  • Bota impermeável
  • Meia longa
  • Verão (fina)
  • Inverno
  • Calça 4 Season
  • Jaqueta impermeável (resistente a água)
  • Segunda pele (verão e inverno)
  • Blusa longa
  • Calça longa
  • Reservatório para água 3 litros (Camelback incorporada à jaqueta)
  • Protetor para a cabeça
    • Bala clava de inverno
    • Tubo (para o restante do tempo)
  • Luvas
    • Couro (verão)
    • GoreTex (chuva e inverno)
    • Segunda pele para mãos
  • Protetor de coluna
  • Capa de chuva (integral ou blusa e calça)

MEDICAÇÕES E PRIMEIROS SOCORROS

  • Colírio
  • Remédio para dor e antipirético
  •  Anti-nauseas
  • Anti histamínico (para alergias em geral)
  • Desobstrutor nasal
  • Curativos para pequenos ralados ou queimaduras
  • Protetor labial (manteiga de cacau)
  • Gaze
  • Fita microporosa (Micropore)
  • Hipoglos ou Nistatina

ESTOJO DE HIGIENE
•    Creme dental (CloseUp líquido)
•    Antitranspirante (RolOn)
•    Fio dental
•    Escova de dentes
•    Shampoo (uns 100Ml separado em uma embalagem)
•    Sabonete
•    Lenços de papel

EQUIPAMENTOS CASUAL E DESCANÇO
•    1 Sandálias havaianas
•    1 Tênis
•    1 Meia curta
•    1 Calça de dois estágios (que pode usar como bermuda)
•    2 Camisetas DryFit longas (opcional)
•    2 Camisetas DryFit curtas
•    4 Cuecas
•    1 Blusa quente (Curtlo)
•    1 Bermuda de tactel
•    1 Calça de moleton
•    1 Toalha de banho de camping de secagem rápida (tem na Decathlon)
•    1 Boné
•    Camisetas da viagem para “presentear”

FERRAMENTAS
•    Conjunto de ferramentas da moto
•    Allen 22” para remover a roda dianteira (no caso da BMW R1200 GS/A)
•    Torx para remover a roda traseira (no caso da BMW R1200 GS/A)
•    Cabo de bateria para partida
•    Macarrão para conserto de pneus tubeless
•    Cintas elásticas ou fios resistentes para amarrar
•    Anti-embaçante para viseira do capacete (por ser a base de álcool, é importante acomodar em local seco, fresco e ventilado senão evapora e/ou perde a eficácia)
•    Alicate multi-uso

UTILIDADES (Tipo MacGyver)
•    Corda de nylon (para improvisar um varal)
•    Prendedores de roupa
•    Zip Tie de dois tamanhos (um maior e outro menor)
•    Caneta esferográfica (já usamos uma “Pilot” e estourou)
•    Elástico de dinheiro
•    Apito de árbitro de futebol (levo preso na jaqueta para o caso de acidentes)
•    Pisca-pisca (daqueles pequenos utilizados presos na roupa para pedalar a noite)
•    Saco-estanque (3 tamanhos; especialmente para proteger eletrônicos e documentos)
•    Lanterna ou headlamp
•    Caderneta “tipo repórter”
•    Mapa de papel (se não tiver disponível, comprar na primeira oportunidade)
•    Pochete interna para guardar dinheiro e passaporte
•    Adesivos da viagem

ELETRÔNICOS (todos BiVolt 110/220 e 50Hz)
•    Máquina fotográfica digital
•    Filmadora de ação (GoPro)
•    Carregador de baterias dos equipamentos
•    Cartão de memória auxiliar (sempre uso os de no máximo 4Gb para não correr o risco de perder tudo em um muito grande)
•    Pendrive
•    Netbook
•    Cabo USB
•    Conector universal de tomadas
•    GeoTag (uso para marcar a posição (LAT, LONG e ALT) que as fotos foram tiradas)
•    Celular (eu não levo)
•    Tripé articulável pequeno (daqueles tipo “aranha”)
•    GPS com mapas atualizados
  • Se for Garmin:
    • TRC – Para mapas do Brasil (para mim, resolve, mas muitos não gostam). Baixar em: http://www.tracksource.org.br/desenv/trc.php Está na versão 12.02 (Fev/2012)
    • Proyecto Mapear (Argentina, Uruguai, Chile e Paraguay); download em http://www.proyectomapear.com.ar/ Utilizei na Argentina e no Uruguai e a precisão impressionou. Está na versão 9.5 (Nov/2011)
    • Peru Roteável: http://www.perut.org/
•    Inter-comunicador
•    iPod
•    Fones de ouvido intra-auricular (aqueles que ficam dentro do ouvido para usar com capacete)

DOCUMENTOS
•    RG
•    Passaporte
•    Carteira de habilitação
•    Carteira internacional de habilitação
•    Certificado de vacina contra febre amarela (da ANVISA retirada em aeroportos internacionais)
•    Seguro de saúde internacional (Seguro Viagem)
•    Cartão com dados pessoais contendo: endereço, pessoa de contato, telefones, e-mail (eu fiz um em português, inglês e espanhol e mandei plastificar e coloco junto ao corpo)
•    Carta-Verde para os países do MERCOSUL
•    Seguro da moto com cobertura para o Mercosul e extensão de seguro para os outros países
•    Cartão da seguradora com telefones de contato (internacional)

DINHEIRO
•    Em espécie: Dólares e Reais (fazer câmbio em cada fronteira)
•    Cartão de crédito internacional (um VISA e um MASTERCARD)
•    Cartão de Débito internacional Cash Passport (tipo Travel Card): conseguido em algumas casas de câmbio e turismo, faz-se uma “carga” de uma quantia nele e vai usando como débito. A vantagem é que não vai ter taxa de utilização no exterior nem IOF.

UTULIZAÇÃO DE GPS
Fundamental, mas deve ser utilizado com cautela, entre elas:
•    Certificar que seu aparelho seja próprio para motocicleta ou esportes outdoor não somente a prova d’água, mas resistente a poeira e impactos, a saber:
  • GPS de carro não serve em moto
  • Aparelhos que não são touchscreen são mais difíceis de manipular na moto (modelos como os Garmin Linhas Etrex, 60Cx, 276C, etc) e podem oferecer risco de queda se usar com a motocicleta em movimento. Utilizamos um Etrex Vista para fazer track back e gravação visível de rota por redundância e porque o Zumo 660 é mais complexo para fazer isso.
•    Calibrar o touchscreen
•    Atualizar o software interno
•    Ligar diretamente à bateria
  • Neste caso a ligação deve ser feita de forma a cortar a corrente do aparelho sempre que se desligue a moto para não correr o risco de deixa-lo ligado comprometendo a carga da bateria
•    Utilizar fusíveis na ligação com a moto
  • Como a maioria dos aparelhos não consomem muita corrente, uma dica é modificar os fusíveis sempre para menor, ou seja, quando o fusível interno é de 1A  substituir por um de 500mA, trabalhando no limite da corrente suportável. Com isso, procura-se evitar que o aparelho seja danificado por uma sobrecarga de energia (o que ocorre muito no momento da partida da moto). Obviamente é necessário levar vários fusíveis sobressalentes porque eles são mais frágeis que os indicados.
•    Utilizar suporte com chaves de segurança (para não ficar sem o aparelho em um momento de descuido)
•    Atualizar os mapas segundo o fabricante do seu aparelho, escolhendo preferencialmente os roteáveis
  • Tão logo se atualizem os mapas, procure usar em alguma viagem para notar se está OK e caso necessário, remova o mapa e substitua por outro mais confiável.
•    Observar a configuração de rota (caminhos mais rápidos ou mais pertos). Em alguns casos o aparelho pode te colocar em saias-justas incríveis por conta disso (e olha que os relatos são muitos...)

•    Traçar rotas no software do dispositivo no computador depois transferi-las para o aparelho. Mesmo que se faça pelo Google Earth/Maps é altamente recomendável validar o KML (arquivo gerado pelo GE/M) no software do dispositivo que vai estar com o mapa real no momento da viagem.

•    Ativar a gravação de rota. Isto é especialmente importante no caso de fazer um track back ou mesmo compartilhar algum caminho inusitado que se percorreu. Lembrando sempre que isto consome espaço de armazenamento, portanto certifique-se que o cartão de armazenamento do GPS seja suficiente.

•    A utilização de Track Logs é interessante para compartilhar rotas e fazer geo-referenciamento de fotografias. Uma sugestão é o Qstarz BT-Q818XT 10Hz High Speed Bluetooth GPS Receiver (Ver aqui: http://www.canadagps.com/Qstarz818XT.html).

•    NÃO ESQUECER O MAPA DE PAPEL. Redundância sempre é bom além do mais, faltando a eletrônica ele vai ser muito útil.

•    Por último, dar uma relembrada naquelas aulas de geografia da 4a série pode ser importante para relembrar como se faz localização por pontos/sinais naturais (Azimutes geográficos), além de lembrar o uso da bússola magnética (se possível levar uma)

ÚLTIMAS CONSIDERAÇÕES

No livro Zen e a Arte da Manutenção de Motocicletas – Uma investigação sobre valores (PIRSIG, Robert M, UMF MartinsFontes, São Paulo), há um parágrafo interessante que ilustra o que é ser um motociclista de viagem:
“... num carro você está sempre dentro de um compartimento... Você é um observador passivo e tudo passa tediosamente à sua frente enquadrado em uma moldura.
Numa moto não há moldura, você entra em contato diretamente com o que está à sua volta. Está dentro da paisagem, não apenas contemplando-a e essa sensação de presença é incrível...”


Um forte abraço a todos.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Camisetas

mais uma etapa: camisetas e adesivos
ai esta o modelo das camisetas e adesivos da viagem




Uma confraternização para comemorar

Na última sexta-feira, parte do time da Expedição América do Sul 2012 se reuniu para uma confraternização.

O clima foi dos melhores: muitas risadas, planos, objetivos e, claro, uns belos sarros de quem não estava lá (Elias, Humberto e Aloísio), e no Rômulo que chegou atrasado e não saiu na foto.

Contando de hoje, faltam apenas 32 dias para o início da primeira expedição de 2012 e a expectativa aumenta a cada dia.


No dia 10 de março, as motos embarcam-se para Rio Branco/AC e nos encontramos com elas na sexta, 16 de março.

Da esquerda para a direita: Julio Cesar, Vinícius, Jamerson e João Luiz.

Uma excelente semana a todos.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Primeiro Trecho da Viagem – Rio Branco/AC à Cusco/PE

Exatamente por ser o primeiro trecho da viagem, vê-se como importante algumas informações afim de que se tenha uma boa experiência já nos primeiros dias afim de dar suporte à toda a expedição tornando-a completamente prazeirosa.

Segundo este pensamento, aqui estão demonstradas algumas informações importantes a respeito do trecho entre Rio Branco/AC a Cusco/PE:

Recomendações quanto à época da viagem

Embora o planejamento tenha sido para março, as recomendações de períodos de viagens que se tem observado é a partir de maio (no geral), mas de abril adiante já se minimizam os inconvenientes dos outros meses (chuva e frio).

Por não ser nesses períodos, a viagem deverá considerar esses fatores especialmente na selva (chuva e rios) e na serra (frio e gelo), portanto há de se observar os cuidados necessários para a viagem em março.

Essas informações reforçam a necessidade de se adaptarem equipamentos pessoais e a moto para evitarem desconfortos ou outros inconvenientes na viagem, portanto devem estar assegurados os equipamentos de proteção contra chuvas (capas e/ou conjuntos impermeáveis) bem como resistentes ao frio, especialmente luvas e meias. 

Sequência Retigráfica das Referências Até Cusco

A partir de Assis Brasil/AC, a sequência de referências até Cuzco é (lembrando que essas referências nem sempre correspondem a cidades, mas vilarejos, paradas, pontos, etc.):

P1
Assis Brasil/AC (Km 0) --> Ibéria --> San Lorenzo --> Alerta --> La Novia --> Mavila --> Fray Martin --> Alegria --> Planchón --> Sudadero --> Bello Horizonte --> PUERTO MALDONADO (185m) (Km 230)

P2
PUERTO MALDONADO --> San Bernardo --> Florida Baja --> Florida Alta --> Unión Progresso --> Nueva Arequipa --> Santa Rosa --> Avispa --> Mazuko --> Moromayo (Ponte Inambari) INÍCIO DA SUBIDA DA CORDILHEIRA --> Huajumbre --> Quincemil --> Limacpunco --> Marcapata --> Huallayoc --> Abra Pirhuayuani (MAIOR ALTITUDE DA CORDILHEIRA a 4735m) --> Malm --> Tinque --> Ocongate (CERRO AUSANGATE) --> Ccatcca (ABRA CUYUNI 4185m) -->  Urcos --> Saylla --> CUSCO (3450m) (Km 429)

Total Rodado: (P1 + P2) = 659Km

Altitudes

O pico de altitude do trecho é de 4735m do nível do mar atingido em Abra Pirhuyani percorrendo então a “los altos Andes” entre Marcapata e Urcos.

De Assis Brasil/AC a Moromayo (Puente Inhambari)/PE a altitude estabiliza-se em praticamente 180m do nível do mar, mas já em Santa Rosa/PE já se vai notar a mudança.

Deste ponto em diante inicia-se a subida da cordilheira indo às vertigens a partir de Quincemil/PE (230 Km de Puerto Maldonado/PE) até o pico poucos quilômetros após Marcapata/PE aos falados 4735m.



Observações a respeito de Los Altos Andes

Entre Marcapata e Urcos, na subida da serra e aos redores das altitudes 3400m e 3900m (especificamente entre Huallayoq e Marcapata), há uma região chamada ritt’i ou ritt’i k’ucho que significa “lugar de neve”.

A ocorrência de animais como lhamas e alpacas nessa região é frequente vistos em pequenas comunidades e paisagens intermináveis, além dos frequentes topos nevados. Preparem as câmeras digitais!




 Ainda na P2, na região de Ocongate, há o cerro mais alto da região de Cusco: o AUSANGATE.

Pertencente à cadeia de montanhas Vilcanota e está a 6372m do nível do mar em seu extremo.

Segundo a cultura andina, o Acongate é o provedor de água para a vida na região.

Em verdade, este primeiro trecho reserva boas expectativas porque vai ser o passaporte de admissão para a primeira expedição de 2012 que já aponta para um evento de muito sucesso.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Planejamento de Viagem pela América do Sul - 2012

 Em gestação e planejamento ha mais de 6 meses, uma viagem pela América do Sul, partindo do Estado do Acre rumo ao Peru pela Ruta Panamericana até a cidade de Cuzco.

Esta rodovia estava em obras até o final de 2011 e agora está completamente asfaltada.

Ela liga o Oceano Pacífico ao Brasil pelo Estado do Acre e cruza a Amazônia Peruana, passando por cenários realmente fantásticos.

O objetivo neste trecho de rodovia é atingir a região de Cuzco.

Em 2011 foi comemorada uma data única em relação às ruínas Incas do Machu Pucchu: seu centenário.

Considerada uma das grandes maravilhas da humanidade, a visita a este lugar deve estar na mente de todos que desejam conhecer mais a história de uma América Incomum.

Partindo de Cuzco e da obrigatória visita às ruínas Incas de Machu Picchu, há ainda as maravilhosas localidades de Ollantaytambo e Aguas Calientes antes de partir para Puno em visita ao Lago Titicaca e suas ilhas flutuantes.

Deixando o Peru sentido Bolívia, pretende-se atingir o Salar de Uyuni.

Considerada a maior planície salgada do mundo com 12000 Km2, formou-se da milenar evaporação de um mar pré-histórico localizado no altiplano andino a mais de 3600m de altitude.

A expedição espera encontrar alguma chuva no salar pelo sensacional espelho d'água que se forma, tornando um espetáculo único naquela paisagem.

O ponto alto da passagem pelo Salar de Uyuni nesta expedição é a travessia sentido oeste até atingir sua margem oposta seguindo as vezes por caminhos demarcados, outras por simples azimutes no melhor estilo rallye.

O objetivo é cruzar o salar para o ocidente até a fronteira com o Chile.

Já no Chile, para Iquique, uma zona franca daquele país, depois San Pedro de Atacama e suas localidades incluindo o famoso deserto de mesmo nome.

Ao final, retornando para a Argentina pelo Passo de Jama seguindo pelo "pampa del infierno" no Chaco argentino até o Brasil por Foz do Iguaçu.

Uma viagem de aproximadamente 6000Km em 15 dias de visita a locais realmente magníficos.

A princípio, o roteiro baseia-se no seguinte trajeto:

Exibir mapa ampliado
Planeja-se partir com um grupo de 8 motociclistas e uma garupa, sendo: 1 BMW R1200GS Adventure, 4 BMW R1200GS, 2 BMW F800GS e 1 Suzuki DL650 VStrom.

Acompanhe os próximos posts para saber mais sobre a primeira aventura de 2012 do blog...

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Os Canais de Internet do Expedition Club

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